A Central de Atendimento à Mulher (180) presta escuta e acolhimento para mulheres em situação de violência. O serviço tem como função registrar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias feitas. Além disso, também oferece informações sobre os direitos das mulheres e locais próximos de atendimento.
Saiba quais são os locais próximos:
- Casa da Mulher Brasileira
- Centros de Referências
- Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam)
- Defensorias Públicas
- Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres
Veja imagens: Webstory: Como denunciar casos de violência contra mulher
Todas as ligações são gratuitas e o serviço funciona de modo 24 horas, todos os sete dias da semana. O serviço atende em todo o território nacional e pode ser acessado em outros países.
Saiba como usar o serviço:
1- Ligue 180. As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e de forma gratuita.
2- Para ligações de outros países, basta digitar o número do país que estiver (a tabela está no site do Governo). Depois, é necessário teclar 1 para português ou 2 para inglês, e depois aperte 1 novamente. Depois basta ligar para o número 61 3535-8333.
3- É possível também entrar em contato pelo WhatsApp no número 61 3535-8333.
4- Caso necessário, a central também possui um canal no Telegram. Basta digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca no aplicativo.
Após o registro, a denúncia é analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilidade em direitos humanos. Para acompanhar a denúncia é só ligar no 180 e fornecer os números do protocolo.
O usuário tem atendimento presencial sempre que necessário. Além disso, pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, pessoas com criança no colo e obesos têm direito a atendimento prioritário.
REDES SOCIAIS