Brasil está do “lado oposto” da comunidade global, afirma Casa Branca
Jen Psaki repercutiu ida de Bolsonaro à Rússia durante crise no leste Europeu
18/02/2022 19h18
A porta-voz da Casa Branca reagiu nesta sexta-feira (18) às declarações prestadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em apoio à Rússia. O chefe do Executivo brasileiro se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin na última quarta (16).
Durante a viagem, Bolsonaro se encontrou com Putin em Moscou. Segundo o presidente, Putin “estava em busca de paz”.
Leia mais: Claudio Castro chama Marcelo Freixo de “oportunista”
“A leitura que eu tenho do presidente Putin é que ele é uma pessoa também que busca a paz. E qualquer conflito não interessa para ninguém no mundo. Mantivemos nossa agenda, por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira e, pelo que tudo indica, [é] uma grande sinalização que o caminho para a solução pacífica se apresenta no momento para Rússia e Ucrânia", afirmou Bolsonaro.
Nesta sexta, a secretária de Imprensa do presidente Joe Biden, Jen Psaki, disse que o o Brasil está “do lado oposto da maioria da comunidade global”. A fala aconteceu durante uma coletiva de imprensa.
“Então acho que o Brasil esteja do lado oposto de onde está a maioria da comunidade global”, completou, reforçando que não discutiu com o presidente dos EUA, Joe Biden, os comentários do presidente brasileiro sobre a Rússia”, disse.
A Rússia enfrenta uma crise diplomática com a Ucrânia. Putin demonstrou em diversos momentos um possível ataque à Ucrânia. Bolsonaro foi criticado por visitar a Rússia em meio à crise internacional, apesar de o compromisso estar marcado desde janeiro.
Leia também: Brasil registra 1,1 mil óbitos e 121 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas
REDES SOCIAIS