Alexandre de Moraes ordena que Telegram remova a conta de Allan dos Santos
Caso a determinação do ministro não seja acatada, o aplicativo deverá ser tirado do ar no Brasil
26/02/2022 10h24
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Telegram remova a conta de Allan dos Santos, acusado de utilizar o espaço para atacar as instituições democráticas. O aplicativo tem um prazo de 24 horas para acatar a decisão. Caso a ordem não seja cumprida, a própria rede social deve ser retirada do ar no Brasil em até 48 horas.
Leia mais: Exército russo toma Melitopol, cidade ucraniana com 150 mil moradores
Moraes também definiu que, para cada dia em que o perfil permanecer ativo na internet, deverá ser paga uma multa de R$ 100 mil. O ministro destaca que a determinação foi dura pois ele não conseguiu contato com o aplicativo, mesmo após diversas tentativas. A Polícia Federal (PF) também foi informada sobre a ordem do magistrado.
Leia também: Presidente diz que Kiev ainda está sob controle da Ucrânia: “A luta continua”
"O investigado tem se utilizado do alcance de seu perfil com mais de 121 mil inscritos no aplicativo como parte da estrutura destinada à propagação de ataques ao Estado Democrático de Direito, ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Senado Federal, além de autoridades vinculadas a esses órgãos", escreveu o ministro do STF.
REDES SOCIAIS