Notícias

Embaixada pede que brasileiros deixem capital da Ucrânia “com urgência"

O órgão ainda recomenda que os brasileiros se dirijam à estação central de Kiev antes do início do toque de recolher, às 20h


01/03/2022 17h14

A Embaixada do Brasil em Kiev pediu nesta terça-feira (01) que cidadãos que ainda estão na região deixem a capital ucraniana com urgência. A orientação é de que os brasileiros sigam direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia, preferencialmente hoje.

Em nota, a embaixada afirmou que todas as informações sobre horários de trens que saem da capital estão sendo publicadas em um grupo no Telegram. O órgão ainda recomendou “a necessidade de dirigir-se à estação central de Kiev antes do início do toque de recolher, às 20h. Aos que possuem carros, as rodovias que levam em direção à Polônia estão relativamente seguras”.

Leia mais: Torre de TV é atingida em Kiev, capital da Ucrânia; Rússia anuncia novos ataques a prédios militares

"Brasileiros que se encontrem nas cidades de Kharkiv e Kherson devem permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas", completa a embaixada”, completou.

Para brasileiros em outras regiões, a recomendação é avaliar os níveis pessoais de segurança, e se for possível, embarcar em um trem para a fronteira mais próxima.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que até agora cerca de 100 brasileiros saíram da Ucrânia e migraram para as fronteiras com a Polônia e a Romênia. De acordo com o Itamaraty, outros 15 estão próximos da fronteira e logo devem sair do país.

A preocupação da embaixada brasileira acontece com os ataques russos desta terça. Uma torre de TV em Kiev, capital ucraniana, foi atingida hoje. Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, o ataque deixou cinco pessoas feridas e outras cinco mortas.

Leia também: Cerca de 100 brasileiros saíram da Ucrânia, de acordo com Itamaraty

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19