Procuradoria do Tribunal de Haia abre investigação contra Putin por possíveis crimes de guerra
Procurador Karim Khan disse que apurações vão começar a partir de novembro de 2013, quando os protestos pró-Ocidente começaram na Ucrânia
02/03/2022 22h24
A procuradoria do Tribunal Penal Internacional, em Haia, confirmou nesta quarta-feira (2) que abrirá uma investigação contra Vladimir Putin por possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia. A decisão foi tomada após pedido de 39 Estados-membros do tribunal.
"Esses encaminhamentos permitem que meu escritório prossiga com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território da Ucrânia por qualquer pessoa ", disse Karim Khan, procurador-geral de Haia.
Leia também: Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia é adiada para amanhã
A data citada por Khan remete ao início da Euromaidan, os protestos pró-Ocidente em Kiev, que se desencadearam após o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, se negar a continuar com o processo que colocaria a Ucrânia na União Europeia.
Na última sexta-feira (25), início dos confrontos entre os dois países, o chanceler da Ucrânia Dmitro Kuleba disse acreditar que a Rússia deve ser julgada por crimes de guerra, citando ataques a uma escola do ensino básico e a um orfanato.
REDES SOCIAIS