MP pode investigar deputada que destinou emenda ao advogado
Ana Caroline Campagnolo enviou R$250 mil para federação presidida pelo advogado
04/03/2022 15h06
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estuda abrir um inquérito para investigar a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) por enviar cerca de R$250 mil para a Federação Catarinense de Hipismo, presidida pelo seu advogado, Cláudio Gastão de Rosa Filho.
O caso foi divulgado pelo Metrópoles na última terça-feira (1) e confirmado pela parlamentar. Ana Caroline publicou uma foto em suas redes sociais com o advogado e escreveu: “O recurso veio a pedido do meu amigo Dr. Gastão que é Presidente da Federação e foi usado no fomento do esporte conforme prestação de contas”. A postagem foi realizada no dia 22 de fevereiro.
Leia mais: Presidente da Microsoft suspende vendas e serviços da empresa na Rússia
Nesta sexta, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de SC estuda se abrirá ou não investigação contra a parlamentar, que é uma das aliadas do presidente Jair Bolsonaro.
O repasse de Caroline ao advogado aconteceu em dezembro do ano passado.
Em entrevista ao programa Pânico na quarta-feira (2), a deputada disse que é “normal” pagar emenda a amigos e apoiadores. “Todos os deputados têm milhões de reais para destinarem emendas. Eu não entrego emenda na mão de inimigo. Só pago emenda para amigo. Isso é praxe. E todos os deputados fazem isso”, declarou a parlamentar.
No entanto, o Artigo 37 da Constituição Federal coloca que a administração pública deve obedecer ao princípio, dentre outros, da impessoalidade.
Leia também: “Brasil não mergulhará em aventura”, diz Bolsonaro sobre guerra na Ucrânia
REDES SOCIAIS