Notícias

“As cotas raciais são extremamente importantes", argumenta presidente do TSE

O também ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, avaliou no Roda Viva a importância das cotas raciais e femininas na política


07/03/2022 23h55

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (7).

Fachin assumiu a presidência do TSE em fevereiro e cumpre mandato até agosto, quando será substituído pelo ministro Alexandre de Moraes.

Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, perguntou ao ministro sobre as cotas raciais, que muitas vezes não cumpridas pelos partidos.

“As cotas raciais são extremamente importantes. Precisam ser cumpridas e observadas. Elas partiram de um conjunto de pronunciamentos do próprio Poder Judiciário e do Tribunal Superior Eleitoral. Em relação à participação política das mulheres, na gestão da ministra Rosa Weber e a participação de negros na gestão do ministro Barroso, nós demos passos importantes adiante. Nesse incêndio que é um país que ainda não conseguiu olhar de frente para o seu passado escravocrata e acertar as contas com a história, a justiça precisa estar atenta ao cumprimento das cotas e a Justiça Eleitoral fará”, argumentou.

Assista ao trecho completo:


Participaram da bancada de entrevistadores Mariana Muniz, repórter do jornal O Globo em Brasília, Weslley Galzo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília, Felipe Recondo, diretor de conteúdo do Jota, Natália Leal, CEO da agência Lupa, e Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

Assista ao programa na íntegra:

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19