Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram Arthur do Val - MamaeFalei
Reprodução/Instagram Arthur do Val - MamaeFalei

Arthur do Val (Podemos-SP), deputado estadual conhecido como “Mamãe Falei”, decidiu se afastar do MBL (Movimento Brasil Livre) após o vazamento de áudios sexistas dele sobre refugiadas ucranianas.

Em entrevista publicada nesta terça-feira (8) na Folha de S. Paulo, o parlamentar declarou que não quer que as pessoas sofram as consequências de um erro dele. O deputado não deixou claro se sairá permanentemente ou temporariamente do grupo político.

Logo após os áudios virem à tona, Arthur do Val retirou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Antes disso, o pré-candidato à presidência pelo Podemos Sergio Moro já havia manifestado que não apoiaria mais a candidatura de do Val.

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro disse que jamais dividiria palanque com pessoas com “esse tipo de opinião e comportamento”.

Leia Mais: “Lutarei até o fim contra esta injustiça”, diz Arthur do Val sobre pedidos de cassação na Alesp

Entenda o caso

Durante uma viagem ao leste europeu, o que chamou de "missão humanitária", o deputado estadual Arthur do Val apareceu em um áudio vazado proferindo falas sexistas e classistas relacionadas à policiais e refugiadas ucranianas.

Em determinado momento do material, o parlamentar chega a dizer que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres". Ele também diz que não pegou ninguém porque estava sem tempo, mas reafirma que gostaria de voltar ao local para "pegar" mulheres ucranianas. 

O MBL

O MBL (Movimento Brasil Livre) é um grupo de articulação política de direita liberal na economia criado como um movimento jovem de protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Vários integrantes ou ex-integrantes do coletivo já foram eleitos para cargos públicos. Além de Arthur do Val, destaca-se o deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) e o vereador em São Paulo Fernando Holiday (Novo).

Leia Mais: Comissão do Senado adia votação de convocação de Arthur do Val para explicar fala sobre ucranianas