Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o site da TV Cultura recorda declarações importantes de mulheres na história do Roda Viva. Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher da história do Brasil, fez diversas participações no programa. Uma das mais marcantes foi em 2006, quando ainda era ministra da Casa Civil, e falou sobre a discriminação contra parlamentares do sexo feminino.

“Rigorosamente, eu já sofri [preconceito por ser mulher]. O interessante é o fato de que quando a mulher exerce um cargo de autoridade, ela sempre é taxada de dura, rígida, dama de ferro ou qualquer coisa similar. Isso é um estereótipo. É uma camisa de força que tentam enquadrar as mulheres”, disse Dilma.

Leia também: Nove atletas mulheres são selecionadas para receber bolsa da Solidariedade Olímpica para Paris 2024

Durante a sua reposta, ela ainda lembrou que os mesmos estereótipos não são aplicados aos políticos do sexo masculino, evidenciando o preconceito contra as mulheres.

Vale destacar que Dilma Rousseff também foi a primeira mulher brasileira a chefiar a Casa Civil, um dos ministérios mais importantes do governo.

Assista ao trecho completo: