Notícias

Seis em cada dez brasileiros desejam estudar fora do país, diz estudo

Levantamento foi feito pela BMI, empresa organizadora da feira de intercâmbio Salão do Estudante, que acontece dias 12 e 13 de março, em São Paulo


09/03/2022 15h05

Uma pesquisa feita pela BMI (Business Marketing International), empresa organizadora do Salão do Estudante - evento de Educação Internacional da América Latina, que acontece dias 12 e 13 de março - revelou que seis em cada dez brasileiros desejam estudar fora do país.

De acordo com a pesquisa, brasileiros e brasileiras estão cada vez mais em busca de uma melhor qualificação e investir em cursos fora do Brasil. O tempo de permanência dos brasileiros também aumentou: Até 2018 a maioria optava por cursos com duração de 3 a 6 meses. Nos últimos dois anos, o período ficou mais extenso: de 12 a 18 meses.

Leia também: Produção industrial caiu 2,4% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 no Brasil, diz IBGE

Com o objetivo de promover esses intercâmbios de estudantes, o Salão do Estudante conta com cerca de 100 instituições de ensino de 13 países (Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido).

Na feira, o estudante tem a chance de conversar pessoalmente com os representantes das instituições para tirar dúvidas sobre o curso, peculiaridades da cultura do país escolhido como destino, além de questões burocráticas como acesso ao visto e documentação exigida para ingresso em cada universidade.

Após dois anos de pandemia, o Salão retorna presencialmente e espera receber cerca de 12 mil visitantes nos dois dias de evento (12 e 13 de março) em São Paulo. O organizador do evento, Samir Zaveri, aponta para uma demanda reprimida. 

Leia também: Rússia ataca hospital infantil e maternidade em Mariupol, acusa governo da Ucrânia

“Por conta da pandemia, muitos estudantes adiaram suas viagens e, agora, com a abertura de diferentes países e a volta das aulas presenciais, estima-se um crescimento de mais de 100%, em relação aos anos de 2020 e 2021, de brasileiros ocupando as carteiras das instituições internacionais. É esperado números parecidos com os de 2019, ano recorde de brasileiros estudando no exterior”, revela o executivo.

Saiba mais no site do Salão do Estudante.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19