“Se muita gente consegue se manifestar sobre racismo hoje, é por minha culpa”, diz Gloria Maria
Jornalista respondeu sobre cobranças que recebe para se posicionar contra o racismo no Brasil
15/03/2022 00h18
A repórter e apresentadora Gloria Maria foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (14).
A apresentadora da TV Cultura Cris Guterres perguntou se ela se sente cobrada para falar contra o racismo. Ela revelou que rechaça qualquer tipo de cobrança e afirmou que não há posicionamento maior do que o trabalho dela.
“Eu fui a primeira e única pessoa desse país a usar uma lei que existia contra o racismo. Era a lei Afonso Arinos, quando ninguém sabia que ela existia. Se muita gente hoje consegue se manifestar com relação ao racismo, é porque a titia Gloria está aqui”, disse a jornalista.
Em sua resposta, ela disse não acreditar que o racismo irá acabar a curto prazo, então, é necessário investir em educação e não lutar “uns contra os outros” para cobrar posicionamento.
Leia também: "Nada blinda preto de racismo", diz Gloria Maria no Roda Viva
“Temos que aprender a usar nossa alma, inteligência e cultura para tentar acabar com o racismo da melhor maneira que cada um de nós conseguir. Se ficar lutando um contra o outro, não vai chegar a lugar nenhum. É muito fácil apontar o dedo e falar que precisa se posicionar. Quer que eu saia na rua com uma bandeira falando que sou antirracista?”, afirmou.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores a repórter da Elle Brasil em Beleza e Sociedade Ísis Vergílio, Laura Ancona, diretora de redação da revista Marie Claire e a jornalista e pauteira do programa Saia Justa Claudia Lima, Cris Guterres, colunista do Universa Uol e apresentadora do Estação Livre na TV Cultura, e Cristina Padiglione, autora do site Telepadi na Folha de São Paulo e colunista do jornal Agora São Paulo também integram o time.
Assista ao programa na íntegra:
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS