Presidente da Ucrânia pede ajuda militar aos EUA como “resposta para esse terror russo”
Volodmir Zelensky também comparou a guerra com o ataque a Pearl Harbor e com o 11 de setembro
16/03/2022 12h07
Em discurso ao congresso estadunidense nesta quarta-feira (16), o presidente da Ucrânia comparou a invasão da Rússia com o ataque a Pearl Harbor e com os atentados do dia 11 de setembro de 2001. Volodmir Zelensky também pediu ajuda militar e mais sanções contra Moscou.
"Estamos pedindo uma resposta para esse terror russo. Será que isso é muito? Pedir que a Rússia pare de aterrorizar os nossos cidadãos livres", questionou o ucraniano. O presidente também disse para que os norte-americanos "lembrem-se de Pearl Harbor e do 11 de setembro".
Leia mais: Ministro da Justiça concede medalha do mérito indigenista a Bolsonaro
Putin diz a Rússia inevitavelmente atingirá seus objetivos com a “operação militar”
Zelensky também lembrou de Martin Luther King e utilizou suas falas: “Eu tenho um sonho, eu tenho a necessidade de defender os nossos céus.” Ele também solicitou um bloqueio aéreo do território ucraniano para quaisquer aeronaves vindas do país vizinho.
“Biden, o senhor é o líder de uma grande nação e eu desejo que seja o líder do mundo. Isso significa ser o líder da paz (...) Hoje os EUA não estão ajudando apenas a Ucrânia, mas o mundo, para tentar manter a Justiça na história”, completou.
REDES SOCIAIS