Notícias

Ucrânia pede para a população fornecer evidências sobre crimes de guerra russos

As autoridades exigem que os cidadãos registrem possíveis crimes para que a Rússia possa ser investigada nos tribunais internacionais


19/03/2022 10h12

O Gabinete do Procurador-Geral do Estado da Ucrânia transmitiu uma mensagem para os celulares de todos os cidadãos do país na última sexta-feira (18). A organização pediu para a população registrar no site do governo todos os testemunhos dos crimes de guerra que a Rússia está cometendo.

Leia mais: Lula afirma que, em seu governo, o Brasil "não era um pária como é hoje"

Segundo o Ministério Público da Ucrânia, neste site ficará armazenado todos os registros. Que servirão no futuro para receber uma indenização perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (CEDH).

“O país agressor vai pagar tudo!”, anunciava a manchete da mensagem que foi enviada para todos os aparelhos celulares do país. “Seu depoimento, fotos e vídeos serão usados ​​como prova nos tribunais internacionais de Haia e Estrasburgo, bem como nos tribunais ucranianos para punir os invasores. , e terá direito à indenização adequada e ao restabelecimento dos direitos violados”. Concluiu a mensagem.

Na página criada pelo governo, a atualização acontece todo dia e segundo Ludmila Denisova, comissária de Direitos Humanos do Parlamento ucraniano, 1.833 denúncias de crimes de guerras foram abertas na última sexta-feira (18).

Leia também: Saiba quem estará na bancada do Roda Viva com Abel Ferreira na segunda-feira (21)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19