Thaís Oyama e Pondé explicam a misandria, pensamento que despreza homens
Segundo os apresentadores, esse é um possível assunto em um jantar inteligente
24/03/2022 22h33
O Linhas Cruzadas desta quinta-feira falou sobre as pessoas que Pondé chama de “inteligentinhos”, um grupo que está presente nos jantares inteligentes.
A apresentadora Thaís Oyama pontuou que um assunto frequente nesses jantares é o patriarcado e trouxe a misandria ao debate, um conceito de desprezo aos homens.
Pondé comentou sobre esse pensamento:
“A misandria é uma narrativa presente em certas correntes feministas há muito tempo. Eu não diria que todas as feministas pensam assim, mas está presente no discurso de que todo homem é estuprador em potencial.”
Thaís perguntou ao filósofo se o heterossexualismo nestes encontros é um tabu, o que ele não acredita.
“Eu diria que não é um assunto que interessa. No jantar de pessoas ‘inteligentinhas’, que se acham o máximo, citar um filho gay ou uma filha lésbica vale muito como capital simbólico”, disse Pondé.
Ainda de acordo com ele, os pais ainda sofrem com o “luto da expectativa heterossexual dos filhos”, ou seja, é esperado por estes que o filho/a seja hetero, porque faz parte de uma maioria. Essa quebra de expectativa faz com que os pais partam para o discurso político, segundo o filósofo.
“Eles começam a odiar evangélicos, porque grande parte são contra eles (homossexuais) e tentam mostrar que eles nunca tiveram essa expectativa, quando no fundo tinham. Essa é uma das maiores mentiras entre os pais”, concluiu Pondé.
Veja o trecho completo:
Leia também: “Jantar de ‘inteligentinhos’ não passa de um jantar de estúpidos", afirma advogado
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS