Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Com a tecnologia cada vez mais avançada e presente no cotidiano, fotos vídeos já não podem ser tidos como provas de que um crime aconteceu. No entanto, iniciativas como a Verifact podem ajudar as denúncias on-line a serem credenciadas como confiáveis.

Dados da Safernet mostram que o número de denúncias de crimes praticados na internet mais que dobrou em 2020. Por isso, o formato com que a Verifact opera pode ser uma alternativa para que as redes sociais não deixem de ter a legislação cumprida.

A Verifact é uma ferramenta de tecnologia jurídica que permite aos órgãos públicos usarem os conteúdos digitais, como prints ou gravações de telas, por exemplo, como prova na justiça. O sistema permite que a vítima colete, isole, espelhe e preserve o fato digital.

Leia mais: Moraes determina que Daniel Silveira volte a utilizar tornozeleira eletrônica

51% da população concorda com suspensão de aplicativos que descumpram decisões judiciais

Cada vez mais pessoas e empresas usam a internet. Prints não são suficientes como provas, por serem fáceis de serem forjados ou simulados. A solução da Verifact é uma plataforma que permite a coleta e análise de fotos, áudios e vídeos, com ampla aceitação na justiça”, diz a CEO e cofundadora Regina Acutu.

Dentro da plataforma, o usuário pode registrar áudios, vídeos, imagens e textos de conteúdos disponibilizados através da internet. O resultado se dá por um relatório técnico certificado em formato PDF. A coleta pode ser realizada em até 30 minutos, e permite que a vítima se defenda de forma rápida, acessível e sigilosa. Um exemplo de casos que podem ser facilitados por formatos como este é o vazamento de fotos íntimas.