"Eu simplesmente não atendia", diz Roberto Castello Branco sobre pressões de Bolsonaro
Economista ocupou cargo de presidente da Petrobras por cerca de dois anos
28/03/2022 22h40
O Roda Viva desta segunda-feira (28) recebe o economista e ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco.
Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-doutorado na Universidade de Chicago, recebeu indicação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em 2019. Em 2021, foi afastado por decisão de Jair Bolsonaro, após se manifestar a favor da privatização de empresas estatais, o que irritou o presidente.
Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro, perguntou ao economista sobre as pressões que sofreu ao longo da sua permanência no cargo de presidente da Petrobras. A jornalista ainda quis saber sobre as estratégicas de Castello Branco para lidar com o cenário que viveu no comando da empresa.
“As pressões se fazem de alguma forma, de recados, através de mensagens. O melhor a se fazer é aquilo que você tem convicção sobre estar certo. Faça a coisa certa e não tenha medo. Foi o que eu sempre tentei fazer na minha vida profissional. Procurar fazer o que eu achava que estava certo, que eu tinha convicção e pronto. Fui assim até o último dia. Sai da Petrobras no dia 12 de abril, fui comunicado da minha carreira em fevereiro”, acrescentou.
Roberto Castello Branco falou ainda sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O economista afirmou que recebeu mensagens do chefe do Exército, mas disse que não atendia, apenas explicava ao Ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Renato Andrade, diretor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo, Alexa Salomão, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, o chefe de redação do Valor Econômico no Rio de Janeiro Francisco Goes, a analista de Economia da CNN Brasil Raquel Landim, e Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS