Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura 20220328224803_nota5.png

O Roda Viva desta segunda-feira (28) recebe o economista e ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco.

Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-doutorado na Universidade de Chicago, recebeu indicação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em 2019. Em 2021, foi afastado por decisão de Jair Bolsonaro, após se manifestar a favor da privatização de empresas estatais, o que irritou o presidente.

Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro, perguntou ao economista sobre as pressões que sofreu ao longo da sua permanência no cargo de presidente da Petrobras. A jornalista ainda quis saber sobre as estratégicas de Castello Branco para lidar com o cenário que viveu no comando da empresa.

“As pressões se fazem de alguma forma, de recados, através de mensagens. O melhor a se fazer é aquilo que você tem convicção sobre estar certo. Faça a coisa certa e não tenha medo. Foi o que eu sempre tentei fazer na minha vida profissional. Procurar fazer o que eu achava que estava certo, que eu tinha convicção e pronto. Fui assim até o último dia. Sai da Petrobras no dia 12 de abril, fui comunicado da minha carreira em fevereiro”, acrescentou.

Roberto Castello Branco falou ainda sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O economista afirmou que recebeu mensagens do chefe do Exército, mas disse que não atendia, apenas explicava ao Ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque. 

Assista ao trecho completo:


Participam da bancada de entrevistadores Renato Andrade, diretor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo, Alexa Salomão, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, o chefe de redação do Valor Econômico no Rio de Janeiro Francisco Goes, a analista de Economia da CNN Brasil Raquel Landim, e Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão e Agência Estado no Rio de Janeiro.

Assista ao programa na íntegra: