Conheça os cargos em disputa nas Eleições 2022
28/04/2022 11h20
Nas Eleições de 2022, cinco cargos estarão em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.
Conheça as principais atribuições destes cargos:
1. Presidente da República
Este cargo exerce a autoridade máxima do Executivo. É ele quem nomeia os ministros, conduz a política e economia, aplica ou veta leis, edita medidas provisórias, exerce comando das Forças Armadas, mantém relações com outros Estados e cumpre outras funções previstas na Constituição Federal. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição.
2. Governador
O governador ocupa o mais elevado cargo político no estado. Ele é responsável pela administração estadual e representa o estado nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com quatro anos de mandato e direito a uma reeleição.
Veja imagens: Webstory: Conheça os cargos em disputa nas Eleições
3. Senador
Os senadores são representantes políticos que atuam no Senado Federal e que, junto da Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional, o Poder Legislativo do Brasil. São três senadores eleitos por estado. Eles ficam responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização dos atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos e aprovar escolhas de ministros, operações financeiras e até mesmo propostas do presidente. O senador cumpre mandato de oito anos.
4. Deputado federal
O deputado federal atua no Legislativo e representa a população na Câmara dos Deputados. Sua principal função é a elaboração de leis. O número de deputados que um estado elege está relacionado ao número de habitantes, sendo que o máximo é 70 deputados estaduais e, o mínimo, 8 representantes para este cargo. São quatro anos de mandato e não há limites de reeleição.
5. Deputado estadual
O cargo de deputado estadual atua como representante da população no Legislativo estadual. Ele é responsável por legislar, fiscalizar, criar, alterar, vetar leis no âmbito regional. É eleito por quatro anos, com possibilidade de reeleição.
REDES SOCIAIS