Viktor Orbán derrota oposição e conquista o quinto mandato na Hungria
Político nacionalistas vence oposição unida e segue no poder do país europeu
04/04/2022 15h16
O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán foi eleito para mais um mandato no último domingo (3). Após a apuração de 70% das urnas, o partido do ministro garantiu 134 das 199 cadeiras do Parlamento. Dessa maneira, ele vai para o seu quinto mandato.
Como a Hungria é uma república parlamentarista, os políticos do Legislativo são quem decidem quem assumirá o cargo de primeiro-ministro. Com a vitória do partido Fiedsz, Orbán se garante no poder do país europeu.
Peter Marki-Zay era o principal oponente e reconheceu a derrota logo após a apuração das urnas. Ele integrava a coalizão que buscava colocar fim aos 12 anos consecutivos de Orbán no poder.
Vale lembrar que a condução de Orbán no país acontece na maneira autoritária com investidas contra a imprensa e o poder Judiciário. Além disso, é um político com discurso nacionalista, anti-LGBTQIA+ e anti-imigração.
Leia também: Rússia e Ucrânia: a devastação em Irpin, ‘cidade heroica’ que conteve avanço de tropas russas
Diante dessa postura, a União Europeia tenta adotar medidas políticas e econômicas para pressionar o primeiro-ministro húngaro a se ater aos princípios democráticos do bloco.
REDES SOCIAIS