O Brasil encerrou o mês de março com apenas 1,05 milhão de pessoas de 16 e 17 anos com título eleitoral, o que representa 17,32% da população nessa faixa etária. O engajamento dos jovens é o menor registrado para a época desde 2004, momento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a fazer levantamentos mensais.
Leia mais: "É uma época muito desafiadora politicamente" diz Minouche Shafik
Há quase um mês do prazo para regularizar o título, que vence no dia 4 de maio, mais de 5 milhões de jovens com 16 e 17 anos não possuem o documento.
Ainda sem o título de eleitor? Não deixe pra depois! Você só tem 30 dias pra garantir a possibilidade de votar em quem mais te representa nas #Eleições2022. Emita seu documento e resolva tudo em https://t.co/xQIm8l5SeO 🤩 pic.twitter.com/Ow4CBsQPwt
— TSE (@TSEjusbr) April 4, 2022
Além disso, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em março de 2004, havia 2,66 milhões de eleitores nesta faixa etária para uma população de 7,17 milhões entre 16 e 17 anos. Os dados permanecem confirmando o recorde negativo das eleições atuais.
Leia também: “O que determina reeleição de um político é o bem-estar das pessoas, não o PIB”, diz economista
REDES SOCIAIS