Levantamento feito pela “QS World University Ranking by Subject”, um dos principais órgãos de avaliação de Ensino Superior do mundo, colocou 11 cursos da Universidade de São Paulo (USP) entre os 50 melhores do mundo. Foram mais de 1,5 mil instituições de 88 países avaliados. Ao todo, 44 áreas da universidade paulista foram classificadas entre as 51 analisadas pelo ranking.
A USP entrou para o top 50 em Odontologia (15ª posição); Engenharia de Minérios e Minas (31ª); Engenharia do Petróleo (32ª); Geografia (38ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (41ª); Antropologia (42ª); Arquitetura (44ª); Agricultura e Silvicultura (48ª); Ciências do Esporte (49ª), sendo a única brasileira a figurar nesta lista; e Sociologia (49ª).
Em outras 25 áreas específicas, a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em outras cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em três áreas, entre as 200 melhores.
Os critérios usados para montar o ranking foi reputação acadêmica e entre empregadores, número de citações em artigos científicos, as redes de cooperação internacional, entre outros.
Leia também: Primeira missão espacial privada chega à Estação Espacial Internacional
O ranking da QS é liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), seguido por Oxford (Reino Unido) em segundo, Stanford (EUA) e Cambridge (Reino Unido) empatadas em terceiro, e Harvard (EUA) em quinto.
Na lista geral de universidades, a USP ficou na 121ª posição. A colocação é a mesma do ano passado e a melhor entre as brasileiras.
Outras quatro instituições públicas brasileiras aparecem no top 500 da lista: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 219º; a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 369º; a Federal de São Paulo (Unifesp), em 434º; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 492º.
REDES SOCIAIS