“Bolsonaro se tornou o centro da existência cívica no Brasil”, afirmou o escritor João Pereira Coutinho
Durante o Roda Viva, Coutinho explicou como Bolsonaro chegou ao poder e como ele consegue ser tema de todos os debates no país
18/04/2022 23h28
O Roda Viva desta segunda-feira (18) recebe o cientista político, escritor e cronista João Pereira Coutinho.
A jornalista Paula Carvalho quis saber se a eleição de Gabriel Boric no Chile pode ser o início de uma nova onda de líderes de esquerda na América do Sul. Coutinho disse que sim, mas não é possível cravar, principalmente no Brasil, já que o nome de Bolsonaro se tornou um assunto comum em todos os debates entre brasileiros.
Leia também: João Pereira Coutinho critica adoração do passado por conservadores: “Falsificação da história e do tempo”
“Jurava que era só em regimes ditatoriais acontecia isso, onde todas as pessoas são obcecadas pelo ditador. Mas no Brasil, que é uma democracia, só se fala sobre o Bolsonaro. É perturbador. Todas as conversas começam e acabam com o Bolsonaro. Ele se tornou o centro da existência cívica. Isso não é critica, é uma constatação”, afirmou.
Sobre as próximas eleições, o escritor português notou que há um sentimento coletivo de querer tirar Bolsonaro do poder. Porém, explicou que esse “clima de confronto” só favorece o atual presidente.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Luiz Felipe Pondé, filósofo e professor da FAAP, o analista político da CNN Brasil Alexandre Borges, Paula Miraglia, co-fundadora e diretora geral do Nexo Jornal, o professor de Relações Internacionais da UFABC Mathias Alencastro, e Paula Carvalho, editora da revista Quatro Cinco Um.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS