Notícias

Presidente do STM ironiza áudios de tortura da Ditadura Militar: “Não estragou a Páscoa de ninguém”

Ministro Luís Carlos Gomes Mattos afirmou que não há nada para falar sobre o assunto e divulgação do material tem como objetivo atingir as Forças Armadas


19/04/2022 17h50

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), o ministro Luís Carlos Gomes Mattos, se manifestou pela primeira vez sobre a divulgação de áudios que comprovam a prática de tortura no regime militar nesta terça-feira (19). Ele ironizou as publicações e afirmou que as notícias são “tendenciosas” para atingir as Forças Armadas.

“Não temos resposta nenhuma para dar. Simplesmente ignoramos uma notícia tendenciosa, que nós sabemos o motivo. Aconteceu durante a Páscoa. Garanto que não estragou a Páscoa de ninguém. A minha não estragou”, disse Mattos.

Os áudios foram catalogados pelo historiador Carlos Fico, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e divulgados pela colunista Miriam Leitão, do jornal O Globo, no domingo de Páscoa (17).

Além disso, o ministro afirmou que as pessoas decidem “rebuscar o passado” "Só varrem um lado, não varrem o outro. É sempre assim. Nós já estamos acostumados com isso", disse.

Leia também: Bolsonaro chama general Braga Neto de “eterno amigo”

O tom do fala de Mattos vai de encontro com a do vice-presidente Hamilton Mourão (PP). Ao ser questionado sobre o conteúdo dos áudios, ele disse que não tem nada para apurar sobre o regime militar. "Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]. Vai trazer os caras do túmulo de volta?".

Os áudios divulgados envolvem gravações de sessões do STM realizadas entre 1975 e 1985. Ao todo, são 10 mil horas de gravações, que foram obtidas por meio de decisão do Supremo Tribunal Federal em 2015.

Em conversas entre ministro, eles debatem a tortura de mulheres grávidas, violentadas com choques nos órgãos genitais, agressões contra mulheres, uso de martelos para obter confissões.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de SP convoca reunião com blocos de carnaval de rua para debater datas de desfile

Bolsonaro chama general Braga Neto de “eterno amigo”

Apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães testa positivo para a Covid-19

Johnny Depp irá depor contra ex-esposa Amber Heard

Eduardo Leite nega suposto corte de Aécio Neves em foto com Paulinho da Força