Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento
Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (21), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé discutem se é possível viver sem utopias. Os apresentadores debatem sobre onde surgiu essa ideia e como as utopias foram ocupando um espaço que antes era das religiões.

A edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura. Sobre o conceito que parece impulsionar a humanidade para frente, eles discutem como essas grandes utopias coletivas foram desmontadas pela realidade, em especial a utopia socialista.

Leia também: Guardas Civis são investigados após publicarem rifa de pistola nas redes sociais

“O liberalismo econômico tem um elemento utópico nele: A ideia de meritocracia, de que o mercado é capaz de dar conta de todas as necessidades humanas, que todas as atividades humanas que visam a vida é passível de ser submetida à lei de mercado”, analisa Pondé.

Depois, Thaís Oyama e Pondé conversam sobre como as utopias coletivas foram substituídas por utopias individuais, que também, muitas vezes, não atendem às expectativas humanas.

Leia também: "Liberal no Brasil é nazifascista", afirma Villa sobre viés econômico do país