Notícias

Rússia testa míssil balístico intercontinental e Putin avisa: "Vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas"

Apesar do teste ter animado os russos diante das tensões internacionais, países membros da OTAN afirmam receber com naturalidade o teste


20/04/2022 16h45

Diante de tensões militares escalando cada vez mais, a Rússia testou nesta quarta-feira (20) um míssil balístico intercontinental. O armamento chamado Sarmat tem capacidade de se tornar uma arma nuclear.

Na televisão russa, Vladimir Putin apareceu recebendo informações das Forças Armadas de que o lançamento no noroeste do país, próximo a Europa, alcançou a península de Kamchatka, no leste da Rússia.

Leia mais: Com alto valor dos insumos, ração para pets deve ficar mais cara ao longo do ano

Após o anúncio, o presidente declarou: "Trata-se de uma arma única, que reforçará o potencial militar das nossas Forças Armadas, vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas".

Confira o momento do lançamento:

O Ministério da Defesa da Rússia explicou, em nota, que o Sarmat é o míssel de maior alcance de alvos em todo o mundo. De acordo com Putin, o míssil que apresentou bom desempenho no teste tem a capacidade de derrotar “todos os sistemas antiaéreos modernos”.

Leia também: Câmara dos Deputados aprova Mês da Conscientização do Parkinson em abril

Apesar do momento de tensão vivido entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia por conta da invasão do país à Ucrânia, o teste já era esperado pelas forças do Ocidente, como os Estados Unidos.

John Kirby, secretário de imprensa do Pentágono, afirmou que os testes não passam de uma “rotina” dos russos. O Sarmat já havia sido testado em 2018.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daniel Silveira e Eduardo Bolsonaro são barrados de julgamento no plenário do STF

Com alto valor dos insumos, ração para pets deve ficar mais cara ao longo do ano

Câmara dos Deputados aprova Mês da Conscientização do Parkinson em abril

Governo russo diz que enviou propostas para interromper conflito; Ucrânia nega

Estação Livre desta sexta-feira (22) aborda o ecossistema das startups