Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (21) falou sobre utopia. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé explicaram como surgiu esse conceito e trouxeram o debate para o mundo da política.

Foi perguntado ao filósofo qual a maior utopia política da história, o que ele respondeu com convicção:

“Eu diria que o socialismo, sem nenhuma dúvida, foi a maior utopia que já existiu até hoje.”

Pondé explicou como a ideologia ganhou tamanha proporção para justificar sua escolha.

“No século 19, era uma sociedade extremamente desigual, violenta, mais de 90% da população era escrava e a Rússia levou ao paroxismo a ideia de revolução social. A utopia política socialista consumiu muitas pessoas que queriam diminuir o peso de uma condição miserável de vida. O capitalismo era obscenamente agressivo, então dá para entender a opção das pessoas, para ver se a vida ficava menos ruim do que era.”

Veja o trecho completo:

Leia mais: Pondé aponta utopias do pensamento liberal: “Poder ser o que você quiser”

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.