Nesta segunda-feira (25), o Roda Viva recebeu o ex-embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko.
O jornalista Alberto Gaspar quis saber o do embaixador qual a Ucrânia que ele imagina quando a guerra acabar. De forma direta, ela afirmou que para ele, e todos os ucranianos, não existe o termo “quando a guerra acabar”, mas sim, “quando a Ucrânia prevalecer”.
“Desde fevereiro de 2014, as pessoas falam que a guerra vai acabar quando a Rússia parar de atirar. Mas, se a Ucrânia deixar de existir, não existirá mais ucranianos. De acordo com as agências de informações russas, eles querem ‘resolver a questão da Ucrânia’, assim como Hitler queria resolver a situação dos judeus”, disse Tronenko.
O embaixador ainda afirmou que as lideranças russas realmente temem é o progresso da Ucrânia. Ele explicou todas as ações governamentais do país nos últimos 10 anos e como a nação se desenvolveu.
Leia também: 'Era como um campo de concentração': ucranianos relatam medo após serem detidos por russos ao fugir de Mariupol
Segundo ele, isso fez com que os russos temessem um grande progresso da Ucrânia como grande nação europeia.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Alberto Gaspar, apresentador do Legião Estrangeira, da TV Cultura, a repórter do jornal o Estado de S.Paulo Beatriz Bulla, Gustavo Simon, editor-adjunto de Mundo da Folha de S.Paulo, o comentarista da Jovem Pan News Diogo Schelp, e Thais Guimarães, repórter do jornal O Globo.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS