Notícias

PF pede ao STF prorrogação de inquérito que investiga Silveira por violação ao uso de tornozeleira eletrônica

Corporação alegou que ainda é preciso concluir diligências; processo foi aberto em junho de 2021


02/05/2022 18h42

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para investigar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por desobediência no caso das violações ao monitoramento eletrônico, por meio da tornozeleira eletrônica, em 2021.

O inquérito foi aberto em junho do ano passado. À época, o inquérito foi aberto para apurar a violação ao uso da tornozeleira eletrônica. No mesmo mês, Silveira foi preso em Petrópolis, no Rio de Janeiro, por desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica por 30 vezes.

Leia mais: Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”

A PF alega que ainda é necessário concluir mais diligências sobre o caso.

Em março, o deputado voltou a desrespeitar a regra. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e solicitou novamente que o parlamentar voltasse a usar tornozeleira. O magistrado ainda colocou o pagamento de multa, caso Daniel Silveira não obedecesse a decisão.

O deputado federal foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições democráticas. Silveira ainda descumpriu ordens determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar atacou os ministros da Corte e fez apologia a atos antidemocráticos.

Além da pena de oito anos e nove meses, os ministros decidiram pela prisão em regime fechado e pagamento de multa de cerca de R$192 mil. Os magistrados também votaram para cassar o mandato do deputado federal.

Em menos de 24 horas após a condenação no STF, o presidente Jair Bolsonaro concedeu graça constitucional ao deputado Daniel Silveira. A decisão do mandatário gerou conflitos entre o Executivo e o Judiciário.

Um dia após o indulto concedido pelo presidente, o político esteve no Congresso Nacional sem a tornozeleira no Congresso. Nos corredores do local, o deputado federal disse que “nem era” para o STF ter determinado o uso do dispositivo.

Leia também: Site do TSE registra instabilidade dois dias antes do fim do prazo para cadastro eleitoral

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF ao STF prorrogação de inquérito que investiga Silveira por violar o uso de tornozeleira

Brasil registra 89 mortes por Covid-19 em 24h, mas média móvel permanece acima de 100

Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”

Dólar tem nova valorização e fecha o dia cotado acima dos R$ 5

Donas e funcionária de creche são indiciadas por tortura contra 9 crianças