A psicóloga e escritora Cida Bento é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).
Doutora em psicologia, Maria foi professora visitante na Universidade do Texas, além de conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).
Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, questiona Cida sobre o crescimento do movimento negro na participação na política nacional, sobretudo no poder legislativo. O jornalista quis saber qual é a importância de campanhas que apoiarem candidaturas negras e é a opinião da escritora sobre participação do movimento negra em um possível governo de Lula, caso o petista seja eleito.
“Eu acho que a participação deve começar agora. Participação da construção de uma perspectiva na área da saúde, educação, cultura, falando de um governo progressista. O diálogo com o movimento negro tem que exigir dele o mesmo esforço que ele tem para dialogar com todas as forças socais, não é escolher um, dois ou três e é suficiente. Não é. Muitas vocês você vê alguns candidato falando com uma pluralidade de seguimentos e posições, e quando chega nas questões raciais, ou não falam com ninguém com falam com dois e três e acham que falaram com todo mundo. E os brancos? Passam meses falando com diferentes brancos", declara.
Assista ao trecho completo:
"A minha expectativa é que haja um diálogo com a pluralidade e diversidade do movimento negro, com o mesmo cuidado que se tem para falar com esses diferentes seguimentos onde negros não estão presentes. Isso é fundamental", completa.
Participam da bancada de entrevistadores Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, Marcella Franco, editora na Folha de S. Paulo, o editor da GQ Brasil Guilherme Henrique, e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-raciais Lia Vainer Schucman.
Assista ao programa completo:
O programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS