Segundo pesquisa, sete horas de sono por noite é o ideal na meia-idade e na velhice
Pessoas que dormem fora desse período apresentaram piora no bem-estar e mais sintomas de ansiedade e depressão
03/05/2022 16h10
De acordo com a pesquisa, sete horas de sono é o período ideal para descansar e ter uma boa saúde mental. As pessoas que dormiram por pouco tempo, ou mesmo por longos períodos, apresentaram piora no bem-estar geral e mais sintomas de ansiedade e depressão. A pesquisa foi feita pelo professor Jianfeng Feng, da Universidade Fudan na China, e publicada na revista científica Nature Aging.
“Embora não possamos dizer conclusivamente que pouco ou muito sono causa problemas cognitivos, nossa análise observando indivíduos por um longo período de tempo parece apoiar essa ideia”, disse o professor.
“Mas as razões pelas quais as pessoas mais velhas têm um sono mais pobre parecem ser complexas, influenciadas por uma combinação de nossa composição genética e a estrutura de nossos cérebros“, explicou em comunicado.
Pesquisadores da China e do Reino Unido analisaram dados de quase 500 mil adultos com idades entre 38 e 73 anos que faziam parte do UK Biobank, um estudo de saúde de longo prazo apoiado pelo governo.
Os participantes foram interrogados sobre seus padrões de sono, saúde mental e bem-estar, e participaram de testes cognitivos. Imagens do cérebro e dados genéticos estavam disponíveis para quase 40 mil dos participantes do estudo.
Outro levantamento apontou que pessoas mais velhas, que têm mais dificuldade em adormecer e despertam muito durante a noite, correm alto risco de desenvolver demência ou morrer precocemente por qualquer causa, enquanto dormir menos de seis horas por noite tem sido associado a doenças cardiovasculares.
Leia mais: Novo comandante assume PMESP: "Vou priorizar o combate ao crime e ao tráfico de drogas"; Amazon Prime Video aumenta preços de planos no Brasil
REDES SOCIAIS