O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou nesta quinta-feira (5) um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, pedindo que sejam divulgados os questionamentos e sugestões das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral.
Nos últimos oito meses, as Forças Armadas questionaram o TSE 88 vezes sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral. Do total, o TSE respondeu 81 solicitações, o restante são indicações para melhorias no processo eleitoral.
A maior parte dos questionaram seguem o mesmo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que coloca em dúvida o processo das urnas e do processo eleitoral. O TSE já afirmou que todo sistema é seguro e não oferece riscos.
Na última quarta-feira (4), o jornal O Estado de S. Paulo divulgou que os questionamentos constam em cinco ofícios enviados e assinados pelo general de Divisão do Exército Heber Garcia Portella, que participa da Comissão de Transparência do TSE. Quatro solicitações já foram respondidas pelo TSE.
Segundo o ministro, as sugestões feitas pelas Forças Armadas devem ser divulgadas para dar "maior transparência e segurança ao processo eleitoral" e "estimular o debate entre a sociedade acerca do aperfeiçoamento" do sistema eleitoral.
"Com a finalidade de cumprir a obrigação legal e de conferir a maior transparência possível aos atos da gestão pública e em face da impossibilidade de ver concretizada a reunião solicitada por este Ministro a Vossa Excelência, venho, por meio deste expediente, propor a esse tribunal que os. Documentos ostensivos relacionados à CTE sejam amplamente divulgados, conjuntamente, pelo Ministério da Defesa e por essa Corte Eleitoral, haja visto o amplo interesse público no tema em questão", argumenta.
Leia também: “Nosso governo não tem denúncias consistentes sobre corrupção”, diz Bolsonaro
REDES SOCIAIS