Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Ministério da Defesa
Reprodução/ Flickr Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou nesta quinta-feira (5) um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, pedindo que sejam divulgados os questionamentos e sugestões das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral.

Nos últimos oito meses, as Forças Armadas questionaram o TSE 88 vezes sobre supostas fragilidades no sistema eleitoral. Do total, o TSE respondeu 81 solicitações, o restante são indicações para melhorias no processo eleitoral.

A maior parte dos questionaram seguem o mesmo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que coloca em dúvida o processo das urnas e do processo eleitoral. O TSE já afirmou que todo sistema é seguro e não oferece riscos. 

Leia mais: Diretor da CIA pediu para Bolsonaro não questionar sistema eleitoral, afirma agência de notícias

Na última quarta-feira (4), o jornal O Estado de S. Paulo divulgou que os questionamentos constam em cinco ofícios enviados e assinados pelo general de Divisão do Exército Heber Garcia Portella, que participa da Comissão de Transparência do TSE. Quatro solicitações já foram respondidas pelo TSE.

Segundo o ministro, as sugestões feitas pelas Forças Armadas devem ser divulgadas para dar "maior transparência e segurança ao processo eleitoral" e "estimular o debate entre a sociedade acerca do aperfeiçoamento" do sistema eleitoral.

"Com a finalidade de cumprir a obrigação legal e de conferir a maior transparência possível aos atos da gestão pública e em face da impossibilidade de ver concretizada a reunião solicitada por este Ministro a Vossa Excelência, venho, por meio deste expediente, propor a esse tribunal que os. Documentos ostensivos relacionados à CTE sejam amplamente divulgados, conjuntamente, pelo Ministério da Defesa e por essa Corte Eleitoral, haja visto o amplo interesse público no tema em questão", argumenta.

Leia também: “Nosso governo não tem denúncias consistentes sobre corrupção”, diz Bolsonaro