Autoridades americanas acreditam que Coreia do Norte irá testar armas nucleares
Os testes devem acontecer de forma subterrânea; faziam cinco anos desde a última demonstração de poder bélico
06/05/2022 16h53
Três autoridades americanas acreditam que a Coreia do Norte esteja preparada para retomar testes e atividades nucleares subterrâneos. Os diretores também apontam uma possível tentativa nuclear até o final do mês.
Imagens de satélite capturaram movimentações de pessoas e veículos suspeitas, mas não foi possível concluir se os coreanos estavam, de fato, levando material nuclear para esses pontos monitorados.
Leia mais: Maioria dos brasileiros reprova perdão de Bolsonaro para Daniel Silveira, aponta pesquisa
Os equipamentos de monitoramento notaram uma escavação profunda em Punggye-ri, local remoto de testes. Provavelmente, a ação é feita para encurtar o tempo entre o começo das obras e o teste em si.
Joe Biden irá para a Coreia do Sul ao final do mês, também passando pelo Japão. A visita não está ligada diretamente com a suspeita de testes subterrâneos. Entretanto, não é a primeira vez que um teste nuclear ocorre perto da visita de um chefe de estado à região da Ásia.
Leia também: Psol pede cassação de Camilo Cristófaro por usar expressão racista em audiência
Em 2016, a Coreia do Norte realizou um teste nuclear pouco depois de líderes mundiais terem deixado o continente após uma cúpula. Em 2014, por sua vez, o mesmo aconteceu quando Obama esteve na Coreia do Sul.
O último teste nuclear aconteceu em setembro de 2017. Além desse tipo de arma, também são realizadas com certa frequência diversas provas de mísseis balísticos. Na quarta-feira, o país lançou, pela 13ª vez em 2022, um míssil balístico intercontinental.
REDES SOCIAIS