Notícias

Aumento do dólar: moeda fecha com alta de 2,69% na semana

Nesta sexta-feira (6), dólar fecha em alta de acordo com a divulgação de relatório de emprego nos Estados Unidos


06/05/2022 17h48

A moeda norte-americana subiu 1,17%, cotada a R$ 5,0754. Na alta do dia, chegou a R$ 5,1146. Com o resultado, passou a acumular o percentual de 2,69% na semana. No ano, no entanto, ainda tem queda de 8,96% frente ao real. 

Foi reforçada a percepção de que o Banco Central dos Estados Unidos da América pode realizar novas altas de juros nos próximos meses, impactando na economia mundial.

O dólar tem se mantido forte frente a outras moedas, e o cenário de aumento dos juros — para driblar a inflação — pode afetar países emergentes como o Brasil. 

Leia também: “A SAF pela SAF não é solução de nada”, alerta Júnior Chávare, ex-dirigente do Grêmio e Bahia

Mais cedo, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou o relatório de emprego mês de abril, que mostrou a criação de 428 mil novos postos de trabalho, apesar da inflação em alta — reforçando as expectativas de novas altas da taxa de juros do país.

No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta para 0,41% em abril, com o aumento dos preços de combustíveis e commodities agrícolas. Nisso, o índice passou a acumular nos 12 meses até abril alta de 13,53%.

Na quarta-feira, o Banco Central do Brasil elevou a taxa Selic de 11,75% ao ano para 12,75% ao ano e indicou uma extensão do ciclo de alta dos juros. Com a nova alta, a Selic atingiu o maior patamar em mais de cinco anos e o Brasil retomou a liderança do ranking mundial de juros reais.

Leia também: Autoridades americanas acreditam que Coreia do Norte irá testar armas nucleares

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Instituições financeiras bloqueiam cerca de 18 mil de Daniel Silveira

Autoridades americanas acreditam que Coreia do Norte irá testar armas nucleares

Maioria dos brasileiros reprova perdão de Bolsonaro para Daniel Silveira, aponta pesquisa

PSOL pede cassação de Camilo Cristófaro por usar expressão racista em audiência

Associação Yanomami lista abusos e casos de violência feita por garimpeiros nos últimos cinco anos