Notícias

Ministro da Defesa afirma que general continuará em Comissão de Transparência das Eleições do TSE

Nesta segunda, a Corte respondeu recomendações das Forças Armadas sobre sistema eleitoral


09/05/2022 18h09

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou nesta segunda-feira (9) a interlocutores que o general Heber Garcia Portella da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai se retirar da Comissão. A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Carla Araújo, do UOL.

"O Ministério da Defesa esclarece que jamais solicitou a retirada do nome do General Heber Garcia Portella, representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Portanto, não houve, "autonomeação" do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, para a referida função", afirma o ministério.

Leia mais: Em meio a ataques de Bolsonaro, TSE responde recomendações das Forças Armadas sobre sistema eleitoral

Segundo a nota, a partir do 28 de abril, "as eventuais demandas da CTE direcionadas às Forças Armadas, tais como solicitações diversas, participações em reuniões, etc, sejam encaminhadas a este Ministro, como autoridade representada naquela Comissão".

A nota esclarece que o General Heber continuará como integrante na CTE. A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e do Observatório de Transparência das Eleições foi criada pelo TSE em setembro de 2021, e tem como participação integrantes das Forças Armadas.

A Comissão tem como objetivo discutir ações que possam aumentar a transparência e a segurança das eleições. Representantes da sociedade civil, de universidades e do Congresso também integram a CTE.

O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respondeu as recomendações do Ministério da Defesa para o sistema eleitoral. A resposta aconteceu nesta segunda-feira (9).

As Forças Armadas fizeram recomendações para o ‘aprimoramento’ do sistema eleitoral brasileiro. Fachin afirmou que as mudanças para o pleito eleitoral de outubro estão "descartadas" e busca “paz” nas eleições.

Leia também: TSE rejeita consulta de Eduardo Bolsonaro sobre comprovante de vacina nas eleições

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TSE rejeita consulta de Eduardo Bolsonaro sobre comprovante de vacina nas eleições

Policial Civil é preso após balear um homem durante show do rapper Matuê em Santos (SP)

Com Bolsonaro, salário mínimo perde valor de compra pela primeira vez desde Plano Real

Apib pede ajuda para Anatel e ANP a combater garimpo ilegal em território Yanomami

Em meio a ataques de Bolsonaro, TSE responde recomendações das Forças Armadas sobre sistema eleitoral