"Quem trata de eleição são forças desarmadas”, afirma presidente do TSE
O ministro Edson Fachin completou que "quem vai ganhar as eleições é a democracia”
12/05/2022 14h13
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (12) que as eleições de outubro serão limpas e “nada interferirá” nas urnas. O magistrado também é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em uma visita à sala da corte onde as urnas eletrônicas passam por testes que visam assegurar sua confiabilidade, Fachin disse que tanto o Brasil quanto a sociedade “agradecem” a segurança dos aparelhos e seriedade com que o sistema é tratado.
Leia mais: Haddad larga na frente em pesquisa ao governo de São Paulo
Bolsonaro "não sabe trabalhar, investir ou fazer política econômica", diz Lula
“Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitimos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar", destacou o magistrado.
"Quem trata de eleição são forças desarmadas e, portanto, dizem respeito à população civil, que de maneira livre e consciente escolhe seus representantes. Logo, diálogo sim, colaboração sim, mas a palavra final é da Justiça Eleitoral", completou o presidente do TSE.
Fachin também ressaltou que "quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho, mas este tribunal opera com racionalidade técnica".
REDES SOCIAIS