Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

1. Chocolate

O cacau é altamente tóxico para cães e gatos devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína. Qualquer quantidade de chocolate para o animal pode ser fatal.

A intoxicação por chocolates em cachorros está entre os tipos de envenenamento mais comuns em clínicas veterinárias.

2. Uvas e uvas-passas

A ingestão de pequenas quantidades já é o suficiente para intoxicar os pets. Os sinais encontrados após a ingestão são: vômito, anorexia, diarréia, dor abdominal, ataxia, fraqueza e, em casos mais graves, podem causar insuficiência renal aguda e óbito.

3. Xilitol

É um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais e frutas, pode ser extraído de alguns tipos de cogumelos. É um ingrediente encontrado em milho, framboesa, ameixa, morango, entre outros.

Veja imagens: Webstory: Sete alimentos tóxicos para os pets

4. Alho e cebola

Os temperos podem atacar as hemácias, células vermelhas do sangue, levando a um quadro de anemia nos animais após a ingestão.

5. Leite e derivados

Tanto o leite quanto queijos, iogurtes e outros derivados estão na lista de alimentos que gatos não podem comer. Os felinos são intolerantes à lactose, portanto sua a ingestão pode causar diarréia, vômitos e dores de barriga.

6. Ovo cru

Os pets adoram quando têm a oportunidade de lamber a casca do ovo, mas o alimento diminui a capacidade dos gatos de absorverem vitamina B, importante para o organismo do animal.

7. Café

Nesse caso, não vale somente para bebida, uma vez que o pó do café também pode ser prejudicial para os pets. A substância estimula o sistema nervoso central e pode causar hiperatividade, arritmias cardíacas, vômito e até convulsões. Por isso, deixe longe de seu animal.