Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

No Linhas Cruzadas desta semana, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversaram sobre virtudes. Os dois debateram a necessidade de se reforçar como boa pessoa, principalmente nas redes sociais.

Para Pondé, “sinalizar virtudes” só é possível sendo hipócrita.

Eu suspeito que a gente vive em uma das épocas mais mentirosas da face da Terra, por uma razão quase mecânica: agora você é mais visto. Como tudo é mais visível, então se mente mais, porque é muito mais fácil ser mentiroso do que o contrário”, afirmou o filósofo.

Ele ainda pontua que essa tática dar certo nas redes sociais é a prova de que o que está em jogo é “uma grande mentira”.

“Um finge para o outro e se você segue alguém que sinaliza virtude é porque você também é virtuoso [...] A Bíblia estava certa, nós gostamos mesmo é de mentir e de fingir. Quando aparece a pessoa certa, gostamos de tacar pedra. O tesão está em você humilhar aquela pessoa que todo mundo considerou pecadora”, completou Pondé.

Veja o trecho completo:

Leia também: "A relação com Deus não é retributiva", afirma Pondé sobre recompensas por ser uma pessoa virtuosa

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.