Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Pedro Maia
Imagem: Pedro Maia

A vereadora de São Paulo Erika Hilton (PSOL) protocolou nesta sexta-feira (13) a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar os casos de violência racial contra as populações negra e indígena na capital paulista.

De acordo com Erika, o objetivo da comissão é “formular, a partir de uma metodologia de trabalho preocupada com o combate ao racismo, ações, políticas públicas e formas de enfrentamento e superação das desigualdades sociais originadas pelo racismo, no âmbito do município de São Paulo, em especial”.

A CPI foi protocolada simbolicamente no dia 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil.

Leia Também: O que é nistagmo? Entenda o problema de visão do integrante do Black Eyed Peas

No documento, a vereadora cita o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, que aponta que cerca de 37% dos habitantes paulistanos fazem parte da população autodeclarada negra e se concentram nas regiões periféricas da cidade, além de contarem com renda média domiciliar inferior a R$ 2.000,00 e outras precariedades nas áreas da educação e saúde.

“Situação similar é vivenciada pela população indígena no Município de São Paulo. Além do conhecido histórico de marginalização desse setor, os povos originários, aldeados ou em contexto urbano, ainda enfrentam ataques relacionados à demarcação e titulação de suas terras”, menciona a vereadora.

Parlamentar trans e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de SP, Erkia Hilton já presidiu a Comissão de Inquérito que investigou a violência contra pessoas trans e travestis na cidade de São Paulo, que será encerrada em junho.

Leia Também: “Inacreditável que ainda seja preciso defender a democracia”, diz Pacheco