Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @apldeap
Reprodução/Twitter @apldeap

Na última quarta-feira (11), um comentário sobre um dos integrantes da banda Black Eyed Peas rendeu no Twitter. Uma fã chamou a atenção para o fato de Apl, um dos integrantes da banda, ser cego. O artista tem uma condição chamada de nistagmo, que se caracteriza por movimentos involuntários e repetitivos dos olhos. 

Em entrevista ao site da TV Cultura, o médico explica que a doença pode causar diversos sintomas nos olhos, e por isso o primeiro passo é descobrir a origem do nistagmo

Leia mais: Rosi Campos estará no Provoca com Marcelo Tas nesta terça-feira (17)

“A causa pode ser desde o uso de medicamentos incorretos até inflamações no ouvido. No entanto, quando afeta a visão, nos casos da miopia e do astigmatismo, dá para se corrigir com óculos. Já nos casos de medicações, é preciso retirar esses medicamentos”, disse Mauris.

A doença trata de movimentos involuntários, incontroláveis e repetitivos dos olhos. Em grande maioria dos casos, podem haver sintomas como dificuldade para focar em objetos, visão trêmula, náuseas, vômitos ou perda de equilíbrio.

A rotação pode acontecer de um lado para o outro dos olhos, sendo normalmente visto nos adultos em decorrência das condições de saúde. Doenças como labirintite, AVC, catarata congênita, inflamação do ouvido interno, miopia, astigmatismo elevado, ausência congênita da íris, albinismo e estrabismo podem causar o deslocamento, mas também pode estar presente desde o nascimento.

Nos casos de crianças, é mais comum que a doença esteja presente desde o nascimento ou que se desenvolva no bebê entre os 2 a 3 meses de idade. No nistagmo congénito os olhos tendem a mover-se num balanço rítmico de forma horizontal.

“O nistagmo congênito de origem central e cerebral pode aparecer no segundo ou terceiro mês de vida da criança. Os movimentos anormais da cabeça associados podem diminuir com o tempo, porém esse tipo de nistagmo persiste durante toda a vida”, declara o médico.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 10% das crianças abaixo de 4 anos de idade precisam de óculos. O diagnóstico precoce é fundamental para uma evolução do tratamento de nistagmo.

O especialista apto para a descoberta do problema é o oftalmologista, que irá indicar o tratamento específico. O acompanhamento pode ser feito com uso de remédios e até existem casos em que a cirurgia corretiva soluciona a questão

Mauris fala sobre a possibilidade de corrigir a doença com a cirurgia de refração: “A cirurgia que existe seria para corrigir o defeito de visão da miopia e do astigmatismo. O nistagmo é uma movimentação horizontal, vertical ou rotativa dos olhos. Com isso, a cirurgia de vício de refração é indicada para correção do problema de base”, completa.

Os tipos de nistagmo também podem variar quanto à forma: nistagmo manifesto, presente sempre, ininterruptamente; nistagmo latente quando um olho é coberto; nistagmo manifesto-latente, também continua presente, mas piora quando um olho é coberto.

Já nos movimentos involuntários dos olhos há as seguintes variações: Horizontal, de um lado para outro; Vertical, de cima para baixo e o Rotatório, que ocorre de forma rotativa.

“Já tive pacientes que apresentaram o nistagmo e procuraram corrigir o erro de refração com a cirurgia. Após isso, seguiram uma vida normal, sendo capazes até de tirar a carteira de motorista. A dica que deixo é procurar um oftalmologista e solicitar a correção da doença. As lentes de contato são melhores que óculos para ter uma eficaz pós cirurgia”, finaliza. 

Leia também: Confira os principais assuntos debatidos nessa sexta-feira (13), no Oito em Ponto