Notícias

STF agenda julgamento que pode acabar com a “tolerância zero” do álcool em motoristas

Segundo a Abrasel, o condutor que ingeriu uma pequena quantidade de álcool não pode sofrer a mesma punição de alguém que está embriagado


17/05/2022 09h34

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para a próxima quarta-feira (18) o julgamento da Lei 11.705/2008, que estabeleceu a “tolerância zero” ao álcool no organismo dos motoristas. A corte já havia adiado a discussão do tema em diversas oportunidades.

Conhecida como “Lei Seca”, a norma foi questionada há mais de 13 anos pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel). Segundo a entidade, o texto vai contra os direitos de liberdade e de não autoincriminação.

Leia mais: Reajuste no frete de caminhoneiros passa a ocorrer a cada 5% de aumento no diesel

Morte de Rafael Miguel: Paulo Cupertino passa por audiência de custódia nesta terça (17)

Desde que a norma começou a ser aplicada, entidades favoráveis ou contrárias à regra acionam o STF. O principal argumento da Abrasel, no caso em questão, é de que o condutor que ingeriu uma pequena quantidade de álcool não pode sofrer a mesma punição de alguém que está embriagado.

Enquanto o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 0,5 g/L de álcool no sangue para motoristas em geral e de 0,2 g/L para menores de 21 anos, não há nenhum valor permitido no Brasil. Antes da “Lei Seca”, a tolerância era de até 0,6 g/L.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reajuste no frete de caminhoneiros passa a ocorrer a cada 5% de aumento no diesel

Morte de Rafael Miguel: Paulo Cupertino passa por audiência de custódia nesta terça (17)

Rio de Janeiro segue aplicação da segunda dose de reforço em idosos de 60 anos ou mais

São Paulo segue vacinação de todos os grupos elegíveis contra a Covid-19

Pacheco explica desistência da corrida presidencial: "Não trazer a disputa eleitoral para o Senado"