Notícias

Estação Livre desta sexta-feira (20) analisa o envelhecimento da população preta no Brasil

A edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura


17/05/2022 14h54

Nesta sexta-feira (20), o Estação Livre fala sobre a desigualdade no envelhecimento da população preta, aposentadoria, subempregos e mostra a nova geração acima dos 50 anos, que está mais produtiva do que nunca. Apresentado por Cris Guterres, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

A edição apresenta diversas reportagens sobre o assunto, entre elas, duas idosas que comandam o canal no YouTube Dona Geek; Ildenira Lopes Sales, que ficou conhecida como a grafiteira Nenê Surreal; Abrão Rodrigues, que dedicou a vida à prática do fisiculturismo e Valmir Silva, vocalista de uma banda de reggae que, aos 50 anos, decidiu fazer faculdade.

Leia também: Bolsonaro diz que “armamento para o cidadão de bem” preservará a democracia

No estúdio, a psicóloga clínica Samanta Fonseca fala sobre o envelhecimento na realidade brasileira: “Envelhecer é um privilégio. Como se envelhece sendo marcado de forma violenta desde o nascimento? Como é pensar em chegar vivo num país que ainda acredita em uma democracia racial, que tem a necropolítica que define quem deve viver e quem deve morrer?”.

“Vinte anos catando latinhas: que país é esse que não permite que seus cidadãos ascendam socialmente? Por que? Porque nós somos marcados pela desigualdade", comenta Marília Berzins, gerontóloga e especialista em envelhecimento, sobre a reportagem que apresenta o Espaço Cultural Cine Favela. No local, moradores da terceira idade de Heliópolis, em São Paulo, que passaram a vida buscando o sustento - muitas vezes na reciclagem - têm acesso a cursos de informática e ações sociais e culturais.

Leia também: Juíza é encontrada morta dentro de carro em Belém, no Pará

Rumo ao final, o Estação comenta sobre empreender após os 50 anos e o Aristocrata Clube, que na década de 60 abriu espaço de sociabilidade para a população preta.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estação Livre desta sexta-feira (20) analisa o envelhecimento da população preta no Brasil

Bolsonaro diz que “armamento para o cidadão de bem” preservará a democracia

Juíza é encontrada morta dentro de carro em Belém, no Pará

WhatsApp bane contas de usuários que dispararam mensagens em massa para eleitores do Paraná

SP começa última etapa da campanha de vacinação contra a gripe