Notícias

Pesquisa indica que 30% dos mesários temem sofrer ataques durante as eleições

Levantamento feito pelo Instituo Ideia revelou que mesários temem ameaças, ataques físicos, confrontações verbais e até armas


17/05/2022 15h20

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideia mostrou que 30% dos eleitores convocados para trabalhar como mesários nas eleições deste ano temem sofrer algum tipo de ataque. Além disso, outros 70% acreditam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria adotar novas medidas de segurança.

Dos que se preocupam com ataques, 58% temem ameaças, 55% esperam ataques físicos, 52%, confrontações verbais, 47%, hostilidade e 36%, ataques com armas.

"A eleição costuma refletir o sentimento da campanha. Campanhas tensas se traduzem em processos eleitorais tensos. Se o período eleitoral elevar muito o calor da disputa, esse temor pode aumentar", diz Maurício Moura, fundador do Instituto IDEIA e professor da Universidade George Washington.

Os mesários acreditam que o TSE deveria providenciar mais policiamento ou seguranças particulares nos colégios eleitorais.

Leia também: Brasil já não compactua com “aventuras autoritárias”, diz presidente do TSE

O Instituto Ideia ouviu 651 mesários, que foram entrevistados entre 28 de abril e 5 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos. Para entrevistar, o Instituto usou uma amostra nacional e fez, em média, 25 ligações para encontrar cada mesário.

A pesquisa também fez questionamentos sobre a experiência dos mesários nas eleições passadas. A preocupação vem dos 22% que alegaram problemas em 2020. Dos que tiveram, 34% citaram confrontações verbais (xingamentos, acusações), 32%, hostilidade, 22%, ameaças, 21%, exposição de dados pessoais e 19%, ataques físicos.

O ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE, já se reuniu com os ministros da Defesa e da Justiça, e também com o diretor da Polícia Federal para ressaltar a necessidade de segurança durante as eleições.

Além disso, no treinamento deste ano para mesários, serão enfatizadas técnicas para enfrentamento da desinformação e resolução de conflitos.

Leia também: Mineradores seguem presos a 520 metros da superfície no Burkina Faso

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TSE diz que eleições podem contar com mais de 100 observadores estrangeiros

Governo da Espanha aprova licença para mulheres que sofrem de menstruação severa

Estação Livre desta sexta-feira (20) analisa o envelhecimento da população preta no Brasil

Bolsonaro diz que “armamento para o cidadão de bem” preservará a democracia

Juíza é encontrada morta dentro de carro em Belém, no Pará