Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF
Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse nesta terça-feira (17) que a Corte deve convidar mais de cem observadores internacionais para a para acompanhar as eleições de 2022.

A declaração aconteceu em discurso na palestra "Democracia e Eleições na América Latina e os Desafios das Autoridades Eleitorais", no Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral. Fachin afirmou que pretende criar uma rede para possibilitar a vinda ao Brasil de observadores da União Europeia. 

Leia mais: Bolsonaro diz que “armamento para o cidadão de bem” preservará a democracia

Segundo Fachin, o objetivo da rede é "garantir a vinda ao Brasil, antes e durante as eleições, não apenas dos organismos que já mencionamos, mas de diversas autoridades europeias e de outros continentes que tenham interesse em acompanhar de perto o processo eleitoral brasileiro de outubro próximo”, disse.

Sete instituições foram convidadas para participar da observação das eleições: Centro Carter, Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes), Organização dos Estados Americanos (OEA), Parlamento do Mercosul; Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE).

"A tranquilidade eleitoral de um país das dimensões e da relevância do Brasil é, também, a tranquilidade de toda a região. Temos a consciência do nosso dever transfronteiriço”, completou o ministro.

O presidente do TSE ainda falou sobre a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

“A estapafúrdia invasão do Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro do ano passado; os reiterados ataques sofridos pelo Instituto Nacional Eleitoral do México; as ameaças, inclusive de morte, sofridas pelas autoridades eleitorais peruanas no contexto das últimas eleições presidenciais — são exemplos do cenário externo de agressões às instituições democráticas, que não nos pode ser alheio”, acrescentou.

Leia também: Brasil já não compactua com “aventuras autoritárias”, diz presidente do TSE