Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Um estudo publicado na revista Remote Sensing mostra que as geleiras presentes na Cordilheira dos Andes, no extremo sul do continente americano, encolheram 42% nos últimos 30 anos. Em três décadas, a área tomada pelo gelo passou de 429,38 km² para 1.409,11 km².

De acordo com os pesquisadores que conduziram o trabalho, o desmatamento da Floresta Amazônica pode ser um dos principais causadores da diminuição das geleiras no Chile. As estruturas mais afetadas foram as que estão a menos de cinco mil metros de altitude, que diminuíram em até 80%.

Leia mais: Talibã ordena que apresentadoras de TV cubram o rosto no Afeganistão

Elon Musk é acusado de assediar funcionária e pagar US$ 250 mil por seu silêncio

"Um dos fatores não climáticos pode ser o aumento das queimadas florestais nos últimos anos na Amazônia, que gera carbono negro que pode acelerar o recuo glacial ao entrar na superfície da geleira", aponta a pesquisa. Também foi enfatizado que o processo acelerou mais ainda a partir de 1995.

O estudo é fruto de uma parceria entre MapBiomas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Nacional Agrária La Molina e Instituto de Pesquisas em Glaciares e Ecossistemas de Montanha. As últimas duas entidades são do Peru.

"As mudanças observadas destacam o preocupante recuo das geleiras ao longo dos Andes tropicais, o que provavelmente levará a consideráveis ​​problemas ambientais, econômicos e culturais nesta região”, concluem os pesquisadores.