Notícias

Apenas 30% dos jovens entre 18 e 24 anos tomaram a 3ª dose da vacina contra Covid-19

Os dados são do Ministério da Saúde e do IBGE; aplicação da dose de reforço também é baixo em pessoas entre 25 e 29 anos


21/05/2022 15h46

Mesmo tendo mais de 75% da população com duas doses de vacina contra a Covid-19, o Brasil ainda derrapa quando o assunto é a terceira. Segundo dados do Ministério da Saúde e do IBGE, publicados pela Folha, apenas 30% das pessoas entre 18 e 24 anos tomaram a dose de reforço.

A situação não é melhor entre as pessoas entre 25 e 29 anos. Os dados mostram que só 35% estão com o esquema vacinal com três doses.

Apesar desses grupos ter iniciado a imunização depois dos idosos, a maioria já está apto a receber a primeira dose de reforço. O intervalo é de quatro meses após a aplicação da segunda dose.

O cenário é o oposto entre os mais velhos. Em grupos de pessoas com mais de 70 anos, 90% tomaram as três doses da vacina e já estão avançando para a quarta.

Leia também: Varíola do macaco pode levar à morte, diz professora francesa

E não parece que o quadro irá mudar nos próximos meses. Segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, o ritmo da aplicação das doses está diminuindo do Brasil, mostrando que menos pessoas estão indo aos postos. Na última semana, a média de aplicações era de 184 mil terceiras doses por dia no país.

Ainda segundo o consórcio de imprensa, 47% da população brasileira tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Desigualdade entre os estados

Outra preocupação é a desigualdade da aplicação das terceiras doses nos estados brasileiros. Em São Paulo, 77% da população com mais de 18 anos recebeu a terceira dose. Já no Maranhão, Tocantins, Rondônia, Pará, Amapá e Roraima, a taxa é abaixo de 30%, segundo as secretarias estaduais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Povo indígena Kayapó afirma ter detido grupo de garimpeiros em reserva no Pará

Conheça bancada de entrevistadores do próximo Roda Viva com Gilberto Gil

Forte tempestade deixa dezenas de feridos na Alemanha

Varíola do macaco pode levar à morte, diz professora francesa

Rússia ataca depósito de armas do Ocidente próximo a Kiev