A revista Time publicou nesta segunda-feira (23) a lista das 100 pessoas que exerceram influências ao longo do ano. Dois brasileiros foram lembrados pela publicação. O pesquisador Tulio de Oliveira e a ativista indígena Sonia Guajajara entraram como influencias positivas para o mundo.
Guajajaara é a atual coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pela Amazônia (Apib) e foi candidata a vice-presidente da República pelo PSOL em 2018.
Vale lembrar que em abril de 2021, ela foi intimada pela Polícia Federal a prestar um depoimento simplesmente por criticar o governo Bolsonaro por falta de apoio à população indígena. O inquérito foi arquivado.
Oliveira foi destacado por ser um dos primeiros a alertar o mundo sobre a gravidade da variante ômicron. Ele foi um dos responsáveis por sequenciar a cepa sul africana.
Leia também: Eletrobras deve ser a primeira estatal vendida pelo governo Bolsonaro
Segundo a Time, o trabalho do brasileiro “foi um momento de transformação e mudança de paradigma, e que simboliza como a excelência na ciência pode ser originada na África".
Entre as personalidades internacionais lembradas pela Time estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da China, Xi Jinping, e da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A revista também lembrou dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, envolvidos na guerra desde fevereiro.
No mundo do esporte e do entretenimento, a publicação listou as atrizes Mila Kunis e Sarah Jessica Parker, a apresentadora Oprah Winfrey, a cantora britânica Adele e o tenista espanhol Rafael Nadal.
Leia também: Peritos do INSS voltam ao trabalho após dois meses de greve
REDES SOCIAIS