Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva transmite nesta segunda-feira (23) entrevista com o cantor e compositor Gilberto Gil.

Em pergunta feita pela jornalista e apresentadora Vera Magalhães, Gil diz estar consternado com a situação atual da cultura no Brasil, mas reflete sobre a indignação não ser o suficiente para a mudança. 

"Você que já resistiu a uma ditadura, foi preso e exilado, assistiu a redemocratização e trabalhou por ela (...) Foi Ministro da Cultura, ajudou a implementar uma série de políticas públicas voltadas para difusão cultural. Como você assiste aos retrocessos nessa área e como a gente pode mobilizar a sociedade?", questiona a apresentadora. 

"Evidentemente que nós ficamos muito consternados, a gente imaginava esse destroçamento, essa fúria destruidora fosse prevalecer, no caso da pergunta, no mundo das artes (...) Essas instituições culturais fortalecidas em vários governos, no governo Central, nos governos Estaduais, Municipais. Enfim, todos os processos, projetos de fomento que foram completamente abandonados e destruídos agora", e Gil complementa "A gente fica consternado, mas consternação é o suficiente? Não. É preciso batalhar". 

Veja o trecho completo:

Gil ainda relembra a importância de insistir nos instrumentos democráticos e de liberdade de expressão "é a sociedade brasileira tomando responsabilidade do que é dela". Finaliza frisando a importância do voto e da renovação dos governo. 

Participam da bancada de entrevistadores João Marcello Bôscoli, produtor musical, Evandro Fióti, artista e CEO da Lab Fantasma, a diretora artística Amora Mautner, a comunicadora Sarah Oliveira, e Djamila Ribeiro, escritora e mestre em Filosofia.

Assista ao programa na íntegra:

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.