Notícias

“Estado de direito não se faz apenas de eleições livres", diz Pacheco

O presidente do Congresso ainda defendeu que o Estado precisa atender demandas da população


24/05/2022 16h45

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta quarta-feira (24) a garantia dos direitos fundamentais e políticas públicas à sociedade. A declaração aconteceu durante a 8ª Sessão Ordinária do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público.

“Um Estado Democrático de Direito não se faz apenas de eleições livres. É preciso muito mais. É preciso direitos e garantias fundamentais; liberdade de expressão e direito de oposição. É preciso, também, segurança jurídica e prestação jurisdicional adequada. É preciso que as políticas públicas atendam efetivamente às demandas da população e que os serviços públicos tenham qualidade e sejam, de fato, para todos”, disse o senador.

Leia mais: Viktor Orbán declara estado de emergência e poderá governar a Hungria por decretos

A sessão celebrou a Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica nº 2021/0264. O evento tem como objetivo definir as diretrizes e a organização do relacionamento entre as ouvidorias do Senado e do Ministério Público.

Segundo o senador, o país está longe de alcançar um Estado democrático de direito pleno.

“Um Estado democrático desenvolvido é o que todos queremos. Mas essa é uma longa jornada. Uma estrada em que já percorremos muitas léguas, mas em que o horizonte ainda brilha distante. Temos muito a percorrer”, acrescentou.

Pacheco também disse que é preciso modernizar a administração pública para que as demandas da sociedade sejam atendidas.

“Cada vez mais eficazes e cada vez mais pertinentes às reais necessidades do cidadão. Dar voz ao cidadão é algo extremamente positivo para o ambiente democrático, porque lhe permite, como no Senado, por exemplo, participar do processo legislativo. Ou, como nos três poderes, participar da melhoria dos serviços públicos e da construção de políticas públicas mais efetivas”, declarou.

Leia também: Ministério da Saúde institui Sala de Situação para monitorar casos de “monkeypox” no Brasil

Assista à edição completa do Roda Viva com Rodrigo Pacheco:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação do Bope na Vila Cruzeiro, Zona Norte do RJ, deixa pelo menos 21 mortos

Prefeitura de Curitiba afasta médica que usava rede social para ofender pacientes

Viktor Orbán declara estado de emergência e poderá governar a Hungria por decretos

Vladimir Putin sofreu um atentado há dois meses, diz integrante da Defesa ucraniana

Ministério da Saúde institui Sala de Situação para monitorar casos de “monkeypox” no Brasil