Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Um levantamento feito em conjunto pelo Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF) identificou, em apenas um ano de gestão do governador Cláudio Castro (PL) no Estado do Rio de Janeiro, 178 mortes em 39 chacinas.

Considerando o massacre da ação policial na Vila Cruzeiro nesta terça-feira (24), que deixou 22 pessoas mortas, a gestão atual acumula duas das dez maiores chacinas em operações policiais da história do Rio de Janeiro, de acordo com o estudo. A ação mais letal seria o ocorrido na favela do Jacarezinho, em maio do ano passado, que deixou 28 mortos.

Leia mais: Mega-Sena pode pagar até R$ 65 milhões no sorteio desta quarta-feira (25)

“Como é possível que uma instituição que deveria atuar sob prerrogativas eminentemente judiciárias, ocasione mais mortes que aquela cuja atribuição é de policiamento ostensivo? Assim, pode-se dizer que a brutalidade se concentra em frequência na Polícia Militar, mas a Polícia Civil é proporcionalmente mais letal”, afirmou o pesquisador Daniel Hirata, coordenador do GENI/UFF, em nota.

Dentre as motivações das ações, o estudo ressalta a repressão ao tráfico de drogas e armas, disputas entre grupos criminais, mandado de prisão ou busca e apreensão, retaliação por morte ou ataque a unidade policial, fuga ou perseguição e recuperação de bens roubados.

“Quanto às motivações das operações policiais que resultam em chacinas, o caráter emergencial dessas ações e justificativas generalistas como a de guerra às drogas tendem a ser fatores de incremento de sua letalidade e da ocorrência de chacinas, ao passo que a realização de operações planejadas decorrentes de investigações, tendem ser menos letais e com menor ocorrência de chacinas”, completou a pesquisadora do Geni, Carolina Grillo, na divulgação do levantamento.

Leia também: São Paulo segue vacinação de todos os grupos elegíveis contra a Covid-19