Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Pixabay
Divulgação/Pixabay

A Nasa informou através do seu Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos) que um asteroide gigante conhecido como ‘7335 (1989 JÁ)' e conta com 1,8 quilômetro de diâmetro, passará próximo da Terra entre a tarde e a noite desta sexta-feira (27).

Leia mais: Cobrança de mensalidade nas universidades públicas é "uma solução meio porca", diz Pondé

O corpo rochoso foi descoberto em 1989 e deve passar a uma distância de quase 4 milhões de quilômetros da Terra, quase dez vezes a distância da terra até a Lua, atingindo a velocidade de cerca de 47.232 km/h, segundo a Cneos.

A velocidade em que viaja o fragmento chama atenção dos cientistas. Já que ele vai poder atingir uma velocidade de 20 vezes mais rápido do que uma bala. Após a passagem, a próxima ‘viagem’ do asteroide próxima à Terra será em 23 de junho de 2055.

Sobre uma possível colisão, a Nasa não descarta que, futuramente, haja um choque entre os asteroides que orbitam próximos ao planeta. Recentemente, a empresa lançou uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de uma rota de colisão com a Terra.

Leia também: Comissão da OAB aponta indícios de tortura e execução em operação na Vila Cruzeiro; 26 mortos confirmados